Internacionalização
Consultoria em conceção e desenvolvimento e gestão de projetos na área da internacionalização, com especial incidência nas ações coletivas, que visem o reforço da capacitação das atividades económicas em matéria de definição de estratégias de internacionalização e abordagens de mercados visando o reforço da respetiva capacidade competitiva e progressão na cadeia de valor, bem como o reforço da visibilidade internacional da oferta e a atenuação da diferença entre a qualidade intrínseca dos bens e serviços e a qualidade percebida pelos mercados, enquadrados nas estratégias de especialização inteligente regionais (RIS3).
Tipologias de Projetos
- Prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados
- Processos colaborativos de internacionalização, da partilha de conhecimento e da capacitação para a internacionalização
- Promoção internacional integrada da oferta portuguesa de bens e serviços
- Promoção internacional dos destinos turísticos e outros produtos, equipamentos e recursos associados às regiões, incluindo os centros de alto rendimento
Atividades | Serviços
1. Identificação e dinamização de setores económicos prioritários regionais de PME com maior potencial de internacionalização
- Ações de sensibilização das PME para a internacionalização, através da organização de Focus Groups – Smart Specialization
- Estudos de avaliação diagnóstico do potencial de internacionalização de PME
- Criação e animação de redes de cooperação setoriais para a internacionalização de PME
2. Identificação e caraterização e prospeção de oportunidades de mercado internacionais de destino para setores económicos prioritários de PME
- Fichas de identificação de oportunidades de mercado / FIOM
- Reuniões institucionais de validação das FIOM
- Ações Exploratórias Internacionais
- Organização de reuniões e contatos exploratórios internacionais em Portugal e nos mercados internacionais alvo, entre PME e consultores internacionais, prospetores, jornalistas, opinion makers, importadores, distribuidores, operadores turisticos, operadores comerciais, entre outros.
- Organização de Roadshows Internacionais, para promoção da oferta de recursos regionais endógenos, em Portugal e/ou nos mercados internacionais alvos. Ex.: Mostras gastronómicas, conferências temáticas, palestras temáticas, espaços temáticos em feiras e eventos
- Organização de concursos internacionais
- Organização de simpósios, conferências e palestras internacionais
- Organização de feiras e eventos internacionais
3. Programa de apoio à internacionalização de PME de setores económicos prioritários regionais
- Planos de Ação Conjuntos Regionais – Guias de ação para a internacionalização de PME’s por mercados alvo internacionais
- Laboratórios de aceleração de projetos de internacionalização de PME’s – Focus Groups
4. Programa de apoio à substituição das importações de produtos Agroalimentares pelo do setor do Turismo
- Estudo dos consumos do setor do turismo
- Estudo da Oferta Regional de Produtos Agroalimentares
- Análise de novas estratégias integradas de comercialização
- Plano de Ação para a promoção do consumo de bens e serviços de proximidade no setor do turismo
5. Benchmarking internacional sobre boas práticas de redes colaborativas, consórcios, plataformas e centros de conhecimento para a internacionalização
6. Criação, dinamização de plataformas inteligentes de apoio aos processos de internacionalização das PME, na prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados, baseados no conceito de Business Intelligence
- Conceção, desenvolvimento e análise comparativa de modelos técnicos e tecnológicos
- Desenvolvimento de software para a gestão de dados
- Desenvolvimento de aplicação eletrónica, entre outras aplicações
- Mercado on-line
- Central Informativa
- Simulador de Desempenho PME – Potencial de Internacionalização
- Barómetro Regional
- Boletim Informativo
- Serviço de gestão de dados
- Ações de sensibilização das PME para a utilização da plataforma – roadshows & networking