Formação-Ação

Objetivo Geral

Esta atividade tem como objetivo geral intensificar a formação dos empresários e gestores para a reorganização e melhoria das capacidades de gestão, assim como dos trabalhadores das empresas, apoiada em temáticas associadas à inovação e mudança, através de:

  • Aumento da qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas;
  • Aumento das capacidades de gestão das empresas para encetar processos de mudança e inovação;
  • Promoção de ações de dinamização e sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.

 

A formação-ação é uma intervenção com aprendizagem em contexto organizacional e que mobiliza e internaliza competências com vista à persecução de resultados suportados por uma determinada estratégia de mudança empresarial. Os tempos de formação e de ação surgem sobrepostos e a aprendizagem vai sendo construída através do desenvolvimento das interações orientadas para os saberes fazer técnicos e relacionais. Trata-se de uma metodologia que implica a mobilização em alternância das vertentes de formação (em sala) e de consultoria (on the job) e, como tal, permite atuar a dois níveis:

 

  • Ao nível dos formandos: procura desenvolver competências nas diferentes áreas de gestão, dando resposta às necessidades de formação existentes;
  • Ao nível da empresa: procura aumentar a produtividade, a capacidade competitiva e a introdução de processos de mudança/inovação nas empresas.

 

Para cada PME a intervencionar, a concretização de um diagnóstico que sustente a formulação do plano de ação e um relatório que evidencie a avaliação de todo o processo formativo.

Áreas Temáticas

  • Organização e Gestão
  • Implementação de Sistemas de Gestão (Qualidade, Ambiente, SST, Inovação ou outros)
  • Internacionalização
  • Economia digital e Tecnologias de Informação e Comunicação
  • Eco-Eficiência (Eficiência Energética e Utilização Racional de Recursos Naturais)
  • Gestão Estratégica

Metodologia de Intervenção

O Modelo de Intervenção baseia-se no ciclo PDCA (PLAN – DO – CHECK – ACT), respeitando a ordenação lógica destas etapas e garantindo a constante monitorização do processo:

1. DIAGNÓSTICO E DEFINIÇÃO DO PLANO DE AÇÃO
2. IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE AÇÃO
3. AVALIAÇÃO DE RESULTADOS / MELHORIAS IMPLEMENTADAS

A estrutura de intervenção da Formação Ação está diretamente relacionada com as grandes tendências internacionais apresentadas, e tendo em conta as condicionantes estruturais do tecido empresarial português, resulta claramente a necessidade de se proceder a mudanças organizacionais nas empresas. Estas mudanças terão de ocorrer ao nível da gestão estratégica e operacional, dos modelos de negócios, dos processos, das abordagens aos mercados interno e externo, das formas de financiamento empresarial entre outros. Estas mudanças exigem níveis de competências dos recursos humanos mais exigentes, diversificadas e enquadradas na aposta do desenvolvimento empresarial.