Desenvolvimento Artístico

JAZZ @ COPO

O jazz@copo é um conceito criado pela BLACKBIRD, resultante do interesse dos seus diretores na gestão de processos criativos.

Como observadores críticos relativamente ao estado da oferta cultural em Portugal e resolvemos tentar fazer qualquer coisa para promover de forma digna a arte em geral, os músicos e a música em particular, tentando potenciar da melhor forma um conjunto de recursos já existentes.

Observamos o seguinte cenário de partida: (1) existência de um conjunto de locais/espaços potenciais com excelentes condições para a realização de concertos que exijam uma estrutura mínima (reduzido nº de músicos / essencialmente musica acústica / logística técnica baixa), espaços de interesse/referência local, com carisma, com algum cariz turístico, onde se possa estar com algum conforto, beber um copo e ouvir boa música ao vivo; (2) Existência de muitos e bons músicos em Portugal, fruto do aumento da oferta formativa nesta área nos últimos anos, que, como acontece com outras profissões, após a sua formação não têm locais para trabalhar/tocar, e os poucos espaços que existem são essencialmente nas grandes metrópoles, estando as pequenas cidades afastadas desse tipo de oferta cultural.

Foi neste contexto que nasceu a ideia do jazz@copo, tendo a BLACKBIRD registado a marca em 2014, tendo em parceria com alguns comerciantes da Ericeira desenvolvido 8 edições do jazz@copo, criando e consolidando uma marca, um conceito, uma rotina, um público regular numa iniciativa que junta o Jazz ao Copo.

Trata-se de uma iniciativa que leva os concertos para espaços públicos improváveis, que integra parcerias de base local que permitem dar maior expressão e dimensão às iniciativas, através de um desenvolvimento de um programa regular de jazz, com a realização de concertos, apostando em músicos portugueses de qualidade.

MIA – ENCONTROS DE MUSICA IMPROVISADA DA ATOUGUIA DA BALEIA

O MIA é uma iniciativa da ZPOLURAS, associação liderada por Paulo Chagas e Fernando Simões, player importante na promoção e divulgação da musica improvisada em Portugal.

O MIA é um evento organizado em torno das vertentes artística e pedagógica na área da experimentação e da inovação musicais, sob o lema da cooperação e da partilha entre os artistas criadores.

Trata-se de um Encontro Internacional de Musica Improvisada, com 10 anos / edições realizadas, com um envolvimento de aproximado de 300 músicos de 20 países, com uma média de 80 músicos por edição.

O MIA é um evento que integra diversas componentes, tais como workshops, concertos com grupos convidados, concertos com grupos sorteados, ensembles, jam sessions, entre outras atividades paralelas.

A ZPOLURAS estabeleceu acordos de parceria com outras organizações europeias congéneres, de França, Itália, Áustria e Dinamarca, e está a preparar um projeto à escala europeia de promoção e divulgação da Musica Improvisada.

A BLACKBIRD apoia a ZPOLURAS na organização e gestão do MIA faz 5 anos.

 

Outros contactos:

Facebook

Blogspot

Website