Consultoria em conceção e desenvolvimento e gestão de projetos na área da internacionalização, com especial incidência nas ações coletivas, que visem o reforço da capacitação das atividades económicas em matéria de definição de estratégias de internacionalização e abordagens de mercados visando o reforço da respetiva capacidade competitiva e progressão na cadeia de valor, bem como o reforço da visibilidade internacional da oferta e a atenuação da diferença entre a qualidade intrínseca dos bens e serviços e a qualidade percebida pelos mercados, enquadrados nas estratégias de especialização inteligente regionais (RIS3).

 

TIPOLOGIAS DE PROJETOS

  Prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados

  Processos colaborativos de internacionalização, da partilha de conhecimento e da   capacitação para a internacionalização

 Promoção internacional integrada da oferta portuguesa de bens e serviços

  Promoção internacional dos destinos turísticos e outros produtos, equipamentos e recursos associados às regiões, incluindo os centros de alto rendimento.

 

ATIVIDADES | SERVIÇOS

Identificação e dinamização de setores económicos prioritários regionais de PME com maior potencial de internacionalização

  Ações de sensibilização das PME para a internacionalização, através da organização de Focus Groups – Smart Specialization

  Estudos de avaliação diagnóstico do potencial de internacionalização de PME

  Criação e animação de redes de cooperação setoriais para a internacionalização de PME

Identificação e caraterização e prospeção de oportunidades de mercado internacionais de destino para setores económicos prioritários de PME

  Fichas de identificação de oportunidades de mercado / FIOM

  Reuniões institucionais de validação das FIOM

  Ações Exploratórias Internacionais

  Organização de reuniões e contatos exploratórios internacionais em Portugal e nos mercados internacionais alvo, entre PME e consultores internacionais, prospetores, jornalistas, opinion makers, importadores, distribuidores, operadores turisticos, operadores comerciais, entre outros.

  Organização de Roadshows Internacionais, para promoção da oferta de recursos regionais endógenos, em Portugal e/ou nos mercados internacionais alvos. Ex.: Mostras gastronómicas, conferências temáticas, palestras temáticas, espaços temáticos em feiras e eventos

  Organização de concursos internacionais

  Organização de simpósios, conferências e palestras internacionais

  Organização de feiras e eventos internacionais

Programa de apoio à internacionalização de PME de setores económicos prioritários regionais

  Planos de Ação Conjuntos Regionais – Guias de ação para a internacionalização de PME’s por mercados alvo internacionais

  Laboratórios de aceleração de projetos de internacionalização de PME’s – Focus Groups

Programa de apoio à substituição das importações de produtos Agroalimentares pelo do setor do Turismo

  Estudo dos consumos do setor do turismo

  Estudo da Oferta Regional de Produtos Agroalimentares

  Análise de novas estratégias integradas de comercialização

  Plano de Ação para a promoção do consumo de bens e serviços de proximidade no setor do turismo

Benchmarking internacional sobre boas práticas de redes colaborativas, consórcios, plataformas e centros de conhecimento para a internacionalização

Criação, dinamização de plataformas inteligentes de apoio aos processos de internacionalização das PME, na prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados, baseados no conceito de Business Intelligence

  Conceção, desenvolvimento e análise comparativa de modelos técnicos e tecnológicos

  Desenvolvimento de software para a gestão de dados

  Desenvolvimento de aplicação eletrónica, entre outras aplicações

Mercado on-line

Central Informativa

Simulador de Desempenho PME – Potencial de Internacionalização

Barómetro Regional

Boletim Informativo

  Serviço de gestão de dados

  Ações de sensibilização das PME para a utilização da plataforma – roadshows & networking

Programa de apoio à Internacionalização de produtos, equipamentos e recursos associados aos Centros de Alto Rendimento

   Estudos de avaliação diagnóstico do potencial de internacionalização dos CAR

  Criação e animação de redes de cooperação dos CAR em Portugal

  Workshops temáticos na área da internacionalização dos CAR, entre outros

Excelência na Gestão dos CAR

Certificação dos CAR

Gestão do Marketing dos CAR

Gestão das TIC dos CAR

Gestão Económica e Financeira dos CAR

Gestão de RH dos CAR

  Identificação e caraterização e prospeção de oportunidades de mercado internacionais para setores económicos prioritários dos CAR